17 julho 2024

DNIT avalia construção de novos portos fluviais em Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Foto: DNIT

Técnicos do DNIT realizaram visitas técnicas recentemente aos municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no interior do Acre, com o objetivo de avaliar a viabilidade de construção de dois novos portos fluviais. Durante as vistorias, os especialistas da agência federal analisaram as condições geográficas e logísticas das áreas selecionadas, levando em consideração o potencial de navegação, acessibilidade terrestre e os possíveis impactos ambientais.

Publicidade

Esses novos portos estão inseridos no projeto das Instalações Públicas de Pequeno Porte (IP4), que visa aprimorar as infraestruturas portuárias para integrar a região aos principais corredores de transporte aquaviário da Amazônia. Isso fortalecerá a logística regional, com impactos positivos na economia local.

O porto planejado em Cruzeiro do Sul será o primeiro do tipo no Acre, destacando a importância estratégica da região por sua localização geográfica privilegiada, próxima ao Oceano Pacífico e no ponto mais ocidental do Brasil. Segundo o DNIT, essa posição geográfica reforça a relevância do projeto não apenas para o Acre, mas para toda a Amazônia Ocidental.

Veja Mais