24 julho 2024

Eleições na França: Boca de urna aponta vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Franceses protestam contra a extrema direita na Praça da República, em Paris, no dia 7 de julho de 2024 — Foto: Yara Nardi/Reuters

Pesquisas de boca de urna apontam vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França, realizadas neste domingo (7). A informação é da pesquisa Ipsos-Talan para a rede estatal de rádio e TV. Os resultados oficiais ainda não foram divulgados. Veja os resultados de boca de urna:

Publicidade
  • Nova Frente Popular (esquerda): entre 172 e 192 assentos
  • Juntos (coalizão governista, de centro): entre 150 e 170 assentos
  • Reunião Nacional (extrema direita): entre 132 e 152 assentos

A Assembleia Nacional possui 577 assentos; são necessários 289 cadeiras para a formação de uma maioria capaz de definir o primeiro-ministro.

Embora ainda não tenham batido o martelo sobre a união, líderes do bloco esquerdista indicaram que poderiam se aliar ao centro para obter maioria — apesar das pautas distantes e até opostas em muitas questões de ambos.

Em discurso, o primeiro-ministro, Gabriel Attal, aliado de Macron, disse que vai colocar seu cargo à disposição na manhã desta segunda-feira (8). O Palácio do Eliseu, sede do Executivo francês, disse que o presidente, Emmanuel Macron, não vai fazer um chamado imediato para a nomeação de um primeiro-ministro.

POR G1

Veja Mais