24 julho 2024

Ex-aluno da UFAC identifica fungo em morcegos que pode ameaçar a saúde humana

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Publicidade

Um ex-aluno de mestrado da Universidade Federal do Acre (UFAC), Jhonatan Henrique Lima da Rocha, divulgou no dia 25 de junho os resultados de sua pesquisa sobre a detecção do fungo Histoplasma capsulatum em morcegos no município de Rio Branco. Mestre em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia, Rocha reuniu-se com representantes da saúde para apresentar suas descobertas.

O estudo, intitulado “Detecção de Histoplasma capsulatum em Morcegos no Município de Rio Branco”, teve como objetivo alertar sobre a presença desse fungo nos morcegos, que funcionam como reservatórios naturais e facilitam a dispersão do patógeno através de suas fezes.

A importância da pesquisa reside no fato de que o Histoplasma capsulatum pode ser transmitido dos morcegos para os humanos, além de infectar animais domésticos e silvestres que entrem em contato com ambientes contaminados. Em humanos, a infecção pode resultar na histoplasmose, conhecida popularmente como a “doença das cavernas”.

A histoplasmose é uma doença infecciosa que afeta o sistema respiratório e pode causar sintomas como tosse, fadiga extrema, febre, dores de cabeça e no peito.

A orientadora de Rocha, Tamyres Izarelly Barbosa da Silva, destacou o impacto de pesquisas desse tipo. “Apesar da importância da doença para as regiões tropicais, dados epidemiológicos ainda são escassos na maioria dos Estados brasileiros. Compreender os aspectos epidemiológicos e patogênicos é fundamental para a implementação de medidas de prevenção e controle”, ressaltou.

A apresentação dos dados contou com a presença de representantes de diversos órgãos, incluindo secretarias municipais e estaduais de Meio Ambiente e de Saúde, o Departamento de Controle de Zoonoses, o Laboratório Central de Saúde Pública, o Parque Ambiental Chico Mendes, o 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Círculo Militar), e coordenadores dos cursos de Medicina Veterinária e do Parque Zoobotânico da UFAC.

Veja Mais