19 de junho de 2026

FBI confirma que atirador atuou sozinho em tentativa de assassinato de Donald Trump

FBI confirma que atirador atuou sozinho em tentativa de assassinato de Donald Trump

Neste domingo (14), o FBI confirmou que Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, agiu sozinho ao tentar assassinar o ex-presidente Donald Trump durante um comício na Pensilvânia (EUA). A informação foi divulgada pelo agente especial do FBI, Kelvin Rojek, em uma coletiva de imprensa conjunta com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

- Publicidade -

Segundo o FBI, não há evidências de que Crooks estivesse associado a alguma ideologia específica ou sofresse de problemas de saúde mental. “Também não identificamos uma ideologia associada ao caso”, afirmou Rojek. Além disso, o atirador não possuía antecedentes criminais, conforme reportado pelo jornal The New York Times.

A motivação do atentado permanece desconhecida, segundo o FBI. Crooks, que residia a cerca de 56 km ao sul do local do comício, utilizou um fuzil semiautomático AR-15 comprado legalmente, conforme relatado pelo serviço de inteligência. Ele estava posicionado a aproximadamente 120 metros do palco onde Trump discursava.

Durante o comício, o ex-presidente foi atingido na orelha direita por um tiro, causando sangramento imediato. Agentes do Serviço Secreto Americano rapidamente escoltaram Trump até um veículo e ele foi levado de helicóptero para um hospital, onde recebeu atendimento médico.