Dados do Boletim do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), divulgados pelo G1, revelam que entre 2015 e 2024 foram confirmados 4.836 casos de hepatites virais no Acre.
Durante essa década, a hepatite tipo B foi responsável pelo maior número de casos, totalizando 3.368 registros. A hepatite tipo C seguiu com 1.222 casos confirmados, enquanto a hepatite tipo A teve 246 casos atestados.
Em julho, a Sesacre está promovendo a campanha “Julho Amarelo” para intensificar as ações de vigilância, prevenção e controle da doença. No centro de Rio Branco, equipes distribuíram panfletos informativos destacando a importância do diagnóstico precoce.
Jozadaque Bezerra, chefe do Núcleo Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da Sesacre, enfatizou a importância da conscientização e encorajou a população a realizar testes rápidos disponíveis gratuitamente em unidades básicas de saúde.
As hepatites virais podem ser assintomáticas ou apresentar sintomas como cansaço, febre, mal-estar, entre outros. A vacinação é a principal medida preventiva disponível no SUS para todas as faixas etárias, além do uso de camisinha e da não compartilha de objetos pessoais.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.