O que plantar em julho? O inverno chegou e, com ele, as baixas temperaturas. O clima da nova estação favorece o cultivo de frutas e hortaliças que se adaptam ao frio. Por outro lado, outras só se desenvolvem se forem cultivadas onde o calor predomina, como o Norte e o Nordeste. A explicação está na dificuldade de crescimento em um clima mais gelado. Conheça algumas opções de hortifrútis para este mês.
A hortaliça tem diversas variedades – moranga, pescoço, cabotiá, menina e paulista – e nutrientes importantes à saúde, como manganês e potássio, além de vitamina A e fibras. Por possuir poucas calorias, é recomendada por nutricionistas e ajuda na digestão. Se o plantio for neste mês, a colheita acontece em até 120 dias. Onde plantar: Nordeste, Centro-Oeste e Norte.
Acelga
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o plantio da folhosa é recomendado no outono e inverno em regiões de baixa altitude, pois desenvolve-se melhor entre 15ºC a 25ºC. Após dois meses, a acelga pode ser consumida crua em saladas ou refogada. Onde plantar: Sul e Sudeste.
Agrião
Rico em vitamina C e sais minerais, o agrião é indicado para regiões de temperaturas amenas no outono e inverno. Em locais de clima quente o plantio acontece durante todo o ano. Diferentemente de outras hortaliças, a colheita é repetida quatro vezes ou mais. Onde plantar: todas as regiões.
Com poucas calorias e muita crocância, as folhas da alface da variedade de inverno podem ser consumidas dois meses depois do plantio no Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte a partir de mudas semeadas em bandejas. Além da cor verde, é encontrada na versão roxa. Onde plantar: todas as regiões.
Doce e aromática, a ameixa é originária da Ásia e consumida in natura ou como recheio em bolos e tortas. Outro uso é para a produção de licores e bebidas destiladas. A colheita dos frutos inicia cerca de dois anos após o plantio. Onde plantar: Sul.
Batata-doce
As baixas temperaturas podem afetar o crescimento da batata-doce. Por isso, o plantio é recomendado nas regiões mais quentes. Para saber quando colher, é preciso ficar atento ao tamanho das raízes – isso leva em torno de 150 dias. Onde plantar: Nordeste e Norte.
A hortaliça originária da China e da Índia faz parte da culinária de diversas culturas e apresenta poucas calorias quando incluída na alimentação. Entre os nutrientes, destacam-se o cálcio, o ferro e o fósforo. A berinjela gosta de temperaturas altas, característica que ajuda na germinação e formação das mudas. Onde plantar: Nordeste e Norte.
De sabor doce e coloração roxa, a beterraba é resistente ao frio e não tolera temperaturas muito altas e umidade. Entre as preparações, é consumida crua ou cozida como salada e também em sopas, sucos e até bolos. O plantio é feito por meio de sementes, e a colheita acontece após 70 dias. Onde plantar: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
A hortaliça usada, principalmente, como tempero, deve ser plantada neste mês nos Estados do Sul do país e em solos profundos, ricos em matéria orgânica, drenados e com boa umidade. O consumo da cebola pode ser realizado de 100 a 180 dias, de acordo com a Embrapa.
Cebolinha
Parecida com a cebola, mas com a presença de mais folhas, a cebolinha é uma hortaliça que se desenvolve com facilidade em locais de clima ameno a frio, sendo a temperatura ideal abaixo de 25ºC. O tempo para colher o tempero é curto nas hortas e lavouras: cerca de 80 a 100 dias. Onde plantar: todas as regiões.
Com origem na Europa e na Ásia, a cenoura prefere temperaturas entre 20ºC e 30ºC para germinar e fornece cálcio, sódio, potássio e vitamina A ao organismo. O consumo é variado: crua, sopa, bolo, pão, sucos e suflês. Para a colheita, o ideal é esperar de 90 a 100 dias. Onde plantar: Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com a Embrapa, o plantio de gengibre no mês de julho é realizado baseando-se no rizoma da planta, que se adapta ao clima tropical e subtropical. Caso seja afetado pela geada, o crescimento pode ser paralizado e atrasar a colheita, recomendada entre 240 a 300 dias. Onde plantar: Nordeste e Norte.
A região Sul é a principal produtora da fruta. O plantio é indicado em julho por causa do frio, explica Alceu Assis Vicente, engenheiro agrônomo e coordenador de fruticultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Rica em vitaminas e nutrientes, pode ser colhida entre dois a três anos após o plantio.
O frio das regiões Sul e Sudeste espanta a cultura, levando o plantio para o Norte e Nordeste. A melancia é composta por 92% de água e ainda tem na composição vitaminas A e C, potássio, magnésio e manganês. A colheita é feita após três meses.
Fã de temperaturas mais altas, o melão pode ter o desenvolvimento durante o cultivo prejudicado pelo frio, informa a Embrapa. O plantio acontece por meio de mudas, e a colheita do fruto é recomendada após quatro meses. Onde plantar: Nordeste e Norte.
Pêssego
A fruta de clima temperado, assim como ameixa e maçã, tem origem na China e adaptou-se com facilidade às regiões Sul e Sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul, grande produtor de pêssego em calda.
Pimentão
Encontrado nas cores verde, amarelo e vermelho nas prateleiras de feiras e supermercados, o pimentão se desenvolve com mais facilidade entre 15ºC e 25ºC. A hortaliça é rica em vitamina A e C e pode ser conservada na geladeira. Caso permaneça sem refrigeração, vai murchar rapidamente. Onde plantar: Nordeste e Norte.
Salsinha
A salsinha também pode ser plantada em hortas em julho. O uso na alimentação é frequente, principalmente, em sopas e recheios com carne. O solo ideal é bem drenado, úmido e com matéria orgânica. Onde plantar: Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
Por Globo Rural