ACRE

Servidores do INSS em Rio Branco entram em greve por tempo indeterminado, afetando atendimentos agendados

Servidores entraram em greve nessa terça-feira (16) em Rio Branco — Foto: Arquivo/Sindsep/AC

Os servidores do INSS de Rio Branco aderiram à greve por tempo indeterminado na terça-feira (16), seguindo movimento nacional, conforme informado pelo Sindsep/AC, Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre.

Os atendimentos previamente agendados estão mantidos, mas os trabalhadores do interior do estado ainda não aderiram ao movimento.

As demandas da categoria incluem:

– Exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
– Reestruturação de carreira
– Melhores condições de trabalho
– Investimento em tecnologia
– Implementação da tabela remuneratória de acordo com a NT13 (com adicional de qualificação)
– Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável, abordando temas como teletrabalho, novas regras para bônus e pontuação, entre outros.

Um servidor em greve, que preferiu não se identificar, lamentou as condições precárias de trabalho, incluindo problemas com os condicionadores de ar nas agências, o que afeta o atendimento presencial e a realização de perícias médicas.

Sem agendamento prévio, alguns serviços podem ser comprometidos, como análise e concessão de benefícios, aposentadorias, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acertos de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise de recursos e revisões.

O INSS orienta que a população, com ou sem agendamento, utilize os canais remotos, como o aplicativo ‘Meu INSS’ ou o telefone 135, para obter serviços.

Está prevista uma nova rodada de negociações com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Condsef nesta sexta-feira (19).