22 de junho de 2026

Servidores do INSS em Rio Branco entram em greve por tempo indeterminado, afetando atendimentos agendados

Servidores do INSS em Rio Branco entram em greve por tempo indeterminado, afetando atendimentos agendados
Servidores entraram em greve nessa terça-feira (16) em Rio Branco — Foto: Arquivo/Sindsep/AC
Servidores entraram em greve nessa terça-feira (16) em Rio Branco — Foto: Arquivo/Sindsep/AC

Os servidores do INSS de Rio Branco aderiram à greve por tempo indeterminado na terça-feira (16), seguindo movimento nacional, conforme informado pelo Sindsep/AC, Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Acre.

Os atendimentos previamente agendados estão mantidos, mas os trabalhadores do interior do estado ainda não aderiram ao movimento.

- Publicidade -

As demandas da categoria incluem:

– Exigência de nível superior para ingresso no cargo de Técnico do Seguro Social
– Reestruturação de carreira
– Melhores condições de trabalho
– Investimento em tecnologia
– Implementação da tabela remuneratória de acordo com a NT13 (com adicional de qualificação)
– Abertura das mesas setoriais com prazo improrrogável, abordando temas como teletrabalho, novas regras para bônus e pontuação, entre outros.

Um servidor em greve, que preferiu não se identificar, lamentou as condições precárias de trabalho, incluindo problemas com os condicionadores de ar nas agências, o que afeta o atendimento presencial e a realização de perícias médicas.

Sem agendamento prévio, alguns serviços podem ser comprometidos, como análise e concessão de benefícios, aposentadorias, pensões, salário maternidade, auxílio reclusão, Benefício de Prestação Continuada (BPC), reabilitação profissional, acertos de cadastro, atendimentos presenciais (exceto perícia médica) e análise de recursos e revisões.

O INSS orienta que a população, com ou sem agendamento, utilize os canais remotos, como o aplicativo ‘Meu INSS’ ou o telefone 135, para obter serviços.

Está prevista uma nova rodada de negociações com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Condsef nesta sexta-feira (19).