23 novembro 2024

Acre realiza mais um transplante de fígado e reforça sua referência na região Amazônica

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Acre, conhecido por sua excelência em transplantes na região amazônica, realizou mais um procedimento de sucesso na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Na terça-feira, 13 de agosto, um novo transplante de fígado foi realizado para melhorar a qualidade de vida de Jair Requena Martins, de 49 anos, morador de Ji-Paraná, Rondônia.

A jornada de Jair começou com uma ligação do Serviço de Transplantes da Fundhacre informando sobre a disponibilidade de um fígado compatível. Emocionado, Jair expressou sua gratidão: “Agradeço muito a equipe que está me atendendo. O Acre está de parabéns, é um lugar acolhedor”, disse ele antes da cirurgia.

Enquanto Jair viajava de táxi por mais de 900 km, uma complexa operação logística foi organizada para garantir que o órgão chegasse rapidamente. A corrida começou às 6h, quando a Central Estadual de Transplantes foi notificada sobre o fígado disponível em Goiânia/GO. A equipe de captação, liderada pelo médico cirurgião Leonardo Mota, foi para Goiânia, captou o órgão e viajou para o Acre com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB).

O médico Leonardo Mota destacou os desafios enfrentados: “A Fundhacre possui todas as condições para realizar o transplante, mas a logística para captar o órgão à distância é complexa. Se não fosse a intervenção da Central Nacional de Transplantes, não teríamos conseguido embarcar a tempo.”

Após uma cirurgia de cerca de sete horas, o transplante foi concluído com sucesso e Jair Requena está se recuperando bem na Fundhacre. Com este procedimento, o número total de transplantes realizados no Acre chega a 89, consolidando o estado como um centro de referência na região.

Veja Mais