A equipe Vitória-Régia, formada por estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac) do campus Rio Branco, conquistou a medalha de bronze na 16ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), organizada pela Unicamp, e foi reconhecida como a melhor equipe da região Norte. A fase final do evento ocorreu na Universidade Estadual de Campinas no último sábado (24) e domingo (25), reunindo alunos dos ensinos fundamental e médio.
A equipe, composta por Ísis Fontinele, Izabelly Christine Freire e Laryssa Santos, teve como orientador o professor João Cabral. Os grupos que chegaram à final passaram por seis etapas online, realizadas entre maio e junho, cada uma com duração de uma semana. Nessas fases, as equipes enfrentaram questões de múltipla escolha e realizaram tarefas baseadas em debates, pesquisas em livros, na internet e com orientação dos professores.
Os estudantes fazem parte do 3º ano do ensino médio no curso de redes de computadores, um dos cursos técnicos oferecidos pelo Ifac junto ao ensino regular. Izabelly Christine destacou que a experiência de participar da final presencial foi indescritível e que a grandiosidade do evento as surpreendeu.
“A gente nunca tinha participado, e quando você chega lá, fica muito surpresa com a organização, com a quantidade de pessoas. Ver que conseguimos passar por todas as etapas para estar ali é incrível. A Olimpíada é uma experiência muito imersiva, que coloca você no papel de historiador, exigindo descobrir o que eles querem explorar do seu conhecimento”, explicou Izabelly.
A ONHB é organizada com o apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). O evento também conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.
Flávia Alves Simoura Silva, professora de história de 38 anos, é uma das coordenadoras do projeto no campus, ao lado dos outros professores da disciplina. Ela participa do programa desenvolvido pela Unicamp desde 2019 e explicou como as equipes são formadas no Ifac.
“A gente participa com equipes do ensino médio, formadas por três alunos e um professor. Passamos pelas fases online e nos reunimos semanalmente para debater os temas. O professor João forma as equipes nas turmas em que leciona, e eu, junto com os professores Alcilene e Utan, também formamos nossas equipes”, esclareceu Flávia.
Segundo a professora, mais de 51 mil equipes foram inscritas em todo o Brasil, envolvendo cerca de 150 mil estudantes no processo. No Acre, 148 equipes participaram da competição desde o início, sendo 17 do Ifac em Rio Branco, e duas chegaram à final.
Outra equipe do Ifac – Campus Rio Branco também se destacou, sendo considerada a melhor do estado e recebendo medalha de honra ao mérito. As duas equipes finalistas tiveram suas passagens cedidas pela organização da Olimpíada em reconhecimento ao desempenho nas fases online. Apenas 340 equipes de todo o Brasil se classificaram para a fase final, onde todas as participantes já garantem medalha de honra ao mérito.