No Acre, 17.574 candidatos se inscreveram para participar do Concurso Nacional Unificado (CNU), apelidado de “Enem dos Concursos”, segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas serão aplicadas no próximo domingo (18) nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, após terem sido adiadas.
Em Rio Branco, os portões dos locais de prova abrirão às 5h30 e fecharão às 6h30, com o início das provas marcado para as 7h. Os candidatos terão duas horas e meia para concluir as provas da manhã. No período da tarde, os portões abrirão às 11h e fecharão ao meio-dia, com as provas começando às 12h30 e duração de três horas e meia.
Inicialmente, o concurso estava previsto para o dia 5 de maio, mas foi adiado devido às chuvas históricas que atingiram o Rio Grande do Sul, dois dias antes da data original. Os endereços dos locais de prova haviam sido divulgados antes do adiamento, mas alguns foram alterados. Os candidatos podem consultar o local atualizado no cartão de confirmação, que foi disponibilizado em 7 de agosto.
Dos inscritos no estado, 14.926 farão as provas na capital, Rio Branco, e 2.648 em Cruzeiro do Sul, no interior. O CNU é um processo seletivo abrangente que oferece 6.640 vagas em 21 órgãos públicos, permitindo que os candidatos concorram a diversas oportunidades ao mesmo tempo.
O concurso oferece vagas em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, com salários iniciais que podem chegar a R$ 22,9 mil.
No total, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para o CNU, estabelecendo um recorde para concursos públicos no país, de acordo com o governo.
Os locais de prova, inicialmente informados em abril, poderão ter sofrido alterações após o adiamento do concurso devido às chuvas. Os novos cartões de confirmação foram divulgados no dia 7 de agosto.