4 de junho de 2026

Deputado Gerlen Diniz representa ao MPAC contra prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, por suposta prevaricação

Deputado Gerlen Diniz representa ao MPAC contra prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, por suposta prevaricação

O Deputado Federal Gerlen Diniz apresentou uma representação ao Ministério Público contra o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim, alegando crime de prevaricação. A denúncia foi dirigida à Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira, com o intuito de apurar a suposta omissão do prefeito em relação a uma obra pública essencial para a comunidade local.

- Publicidade -

Segundo o documento, o deputado Gerlen Diniz, autor de uma emenda parlamentar ao Orçamento da União de 2024, destinou R$ 2 milhões para a construção de uma rampa às margens do rio Iaco, na zona urbana do município. A obra, de grande importância para pescadores, ribeirinhos e produtores rurais, seria executada pelo Governo do Estado do Acre através do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (DERACRE).

O recurso foi empenhado e pago, estando tudo pronto para o início da obra, exceto pela falta de anuência da gestão municipal. Em 15 de julho de 2024, a presidente do DERACRE, Orlanilda Ximenes, enviou um ofício ao prefeito Mazinho Serafim solicitando a autorização para o início dos trabalhos. O documento foi recebido em 16 de julho pela Sra. Maria Antonia Rocha, no gabinete do prefeito, mas, conforme a representação, até o momento não houve resposta.

Gerlen Diniz alega que a omissão do prefeito se deve a um interesse pessoal, motivado por desavenças políticas. Ele sustenta que a demora ou a falta de resposta caracteriza prevaricação, conforme o artigo 319 do Código Penal, que prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para funcionários públicos que retardarem ou deixarem de praticar, indevidamente, ato de ofício.

O parlamentar destaca a urgência da obra, essencial para a população local, que depende da infraestrutura para o escoamento de sua produção. Ele apela para a intervenção do Ministério Público para garantir a execução do projeto durante o verão amazônico, período propício para obras na região.

A representação solicita a apuração dos fatos e, se comprovada a infração, a devida responsabilização do gestor municipal. O caso agora está nas mãos da Promotoria de Justiça Criminal de Sena Madureira para as devidas providências legais.