Um detento do Complexo Penitenciário de Rio Branco morreu na noite deste domingo (18) após passar mal, conforme informações divulgadas pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen).
Em nota, o Iapen informou que Rodrigo Pinheiro de Araújo, de 34 anos, recebeu atendimento de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada para tentar reanimá-lo. No entanto, apesar dos esforços, ele não resistiu e veio a óbito.
Essa foi a segunda morte registrada no complexo prisional da capital acreana no mês de agosto. No dia 8, Hanoi Llorca Redondo, de 47 anos, também faleceu após passar mal dentro de sua cela no Pavilhão B, no mesmo dia em que seis detentos conseguiram fugir da unidade. De acordo com o Iapen, a morte de Redondo não teve relação com a fuga.
As causas da morte de Araújo serão determinadas após a realização de perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos necessários.
Nota pública
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa a morte de um detento, na noite deste domingo, 18, no Complexo Penitenciário de Rio Branco.
Rodrigo Pinheiro de Araújo, de 34 anos, estava no Pavilhão P, cela 7, da Unidade de Recolhimento Provisório, quando passou mal. Os policiais penais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que, ao chegar ao local, tentou reanimar Rodrigo, o que não foi possível.
O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) e a causa da morte será confirmada após perícia técnica.
O Iapen se solidariza com a família de Rodrigo Pinheiro de Araújo nesse momento de dor.
Tiênio Costa
Presidente do Iapen em exercício