1 novembro 2024

Em parceria com governo federal, Educação levará internet às escolas rurais e indígenas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Em parceria com o governo federal, por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) levará conectividade a 234 escolas indígenas e rurais do Estado somente nesta primeira fase da estratégia.

De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia Educacional e Informação (Detei), Fábio Moreira, trata-se de um objetivo ousado por parte do governo em chegar ao final de 2026 com todas as escolas do Brasil conectadas. No Acre, ao todo, serão contempladas 430 escolas.

“De fato é uma estratégia ousada porque 430 escolas do nosso Estado são escolas rurais e indígenas e isso é praticamente dois terços de nossas escolas que estão nessas áreas de difícil acesso e de difícil atendimento de sinal de internet pelas operadoras”, explica.

Com o apoio do governo federal, por meio desses programas, ele acredita que o Acre poderá atingir também 100% da cobertura de internet nas escolas.  Ainda de acordo com Fábio Moreira, são recursos diversos, mas o principal deles, que garante conectividade das escolas vem do leilão do 5G.

“Uma parte dos recursos vem do leilão do 5G, outra parte dos recursos vem do Fust, que é o fundo de tecnologia, e por último uma parte dos recursos vem do tesouro estadual para poder complementar, porque tem ações do governo federal, mas tem ações do governo estadual”, disse.

Meta é que 100% das escolas estejam conectadas até o final de 2026. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Em outras regiões onde as escolas são de mais fácil acesso, o programa do governo federal está na segunda fase, mas aqui no Acre entrará na primeira fase, que atenderá 234 escolas. “No Acre, é a primeira vez que essa conectividade das escolas indígenas e rurais está chegando”, destaca.

Entre os municípios contemplados com a conectividade estão Sena Madureira, Tarauacá, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão e Santa Rosa. “São municípios onde estão a maior parte das nossas escolas indígenas que serão contempladas com a conectividade”, ressalta.

Via Secom

Veja Mais