Geral

Investigação aponta queimadas como possível causa do apagão no Acre e Rondônia

O recente apagão que afetou os estados do Acre e Rondônia está sendo investigado, com as queimadas sendo apontadas como uma possível causa para a interrupção do fornecimento de energia elétrica na região, que atualmente enfrenta um período de seca.

O blecaute durou quase quatro horas nesta quinta-feira (22). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 16h47 (horário de Brasília), houve uma queda na carga de 984 megawatts que atendem a região Norte do país.

Em resposta ao apagão, o governo estabeleceu uma sala de situação para monitorar e agilizar a restauração dos serviços, que foi concluída às 20h40.

Posteriormente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o problema estava relacionado à transmissão e que as causas estão sendo investigadas pelo ONS.

O Ministério também esclareceu que as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem estáveis e confiáveis em todo o território nacional.

Em breve, o ONS deverá divulgar um relatório detalhando as causas do apagão.

É importante destacar que as mudanças climáticas anteciparam e agravaram a temporada de incêndios na região amazônica, que enfrenta sua pior seca em mais de 40 anos.