A ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul, em parceria com a Comunidade Católica Shalom, encerrou no último mês a segunda etapa de projeto que proporcionou atendimento básico de saúde gratuito à população ribeirinha e carente de Cruzeiro do Sul, no Acre. A primeira etapa da ação havia sido realizada em junho.
As atividades foram realizadas por meio de visitas domiciliares e em um polo fixo, localizado na Casa Madre Teresa de Calcutá, na comunidade da Lagoa. Estiveram à frente dos atendimentos os alunos do 2º, 6º e 8º períodos dos cursos de Medicina da faculdade.
Além dos acadêmicos, a equipe multidisciplinar que atuou foi composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais, que proporcionaram serviços como: aferições de peso, altura e IMC, pressão arterial e saturação, acompanhamento da carteira de vacinação (para as crianças), além de atendimento médico clínico e nutricional.
O projeto missionário ocorreu simultaneamente em Madagascar (África), na Ilha de Chaves (Pará) e em Cruzeiro do Sul. No Acre, contou com a parceria da ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul.
O professor Gerson Coelho, coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul, conta que, na segunda etapa do projeto, a equipe subiu o Rio Juruá até a comunidade Olivence, composta por 56 famílias. “Durante as visitas domiciliares, foram identificados problemas de saúde relacionados à queima de lixo doméstico e outras práticas de saneamento inadequado, além de casos específicos como albinismo e síndrome do ovário policístico. Os encaminhamentos foram feitos para cuidados especializados”.
Para Danielle Ferreira do Nascimento Linard, docente e coordenadora da COPPEXII (Coordenadoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização) da ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul, levar atendimento básico de saúde à população que vive abaixo da linha da pobreza é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos cuidados essenciais, independentemente de sua condição socioeconômica. “É fundamental destacar que, além de proporcionar cuidados imediatos, essa equipe busca estabelecer uma base sólida de práticas de saúde que possam ser sustentadas e fortalecidas pelos próprios moradores das comunidades ribeirinhas no seu dia a dia. Muitas dessas comunidades enfrentam desafios geográficos e econômicos significativos para acessar serviços de saúde”, ressalta a coordenadora.
Danielle afirma que a vivência prática dos ensinamentos da faculdade é essencial para formar profissionais de saúde competentes e comprometidos com a equidade e a justiça social. Dentre os ganhos para os alunos, além da experiência real, ela destaca o exercício da empatia, de habilidades de comunicação e de um entendimento profundo das necessidades de saúde da população. “Como cidadã e profissional de saúde, sinto-me muito feliz e grata pela possibilidade de contribuir com a saúde da população. E, como professora, tenho um orgulho enorme dos alunos, pela iniciativa de abraçarem esse projeto.”
Instalada na cidade de Cruzeiro do Sul, no Acre, a 600 km da capital, Rio Branco, a ITPAC | Afya Cruzeiro do Sul é a escola de medicina em região mais afastada dos grandes centros entre as 38 IES da Afya. O curso foi autorizado em dezembro de 2020 e opera no âmbito do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, edital de 2018, cujo princípio norteador é levar escolas de medicina a municípios onde a relação médico-habitante está abaixo da média nacional. Com quatro turmas de 50 alunos cada em operação, a unidade tem como objetivo proporcionar ao aluno uma estrutura premium, com salas de aula para aprendizado com centro de simulação em saúde, consultórios, laboratórios de anatomia, multidisciplinares, técnicas cirúrgicas e outros, além de oferecer um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades práticas.
Sobre a Afya
A Afya, líder em educação e soluções para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 32 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.583 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 20 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2023) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em www.afya.com.br e ir.afya.com.br.
Por Assessoria