Neste domingo (25/8), durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou que a Polícia Federal será responsável por investigar os incêndios que vêm devastando o país nesta temporada. O anúncio foi feito na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com a presença de representantes do governo federal.
Diversas instituições e órgãos públicos estão sendo mobilizados para coordenar esforços no combate aos incêndios e à fumaça que têm impactado várias regiões do Brasil. Entre os órgãos envolvidos estão a Casa Civil, o Ministério da Defesa e o Ministério da Justiça.
Neste domingo, a fumaça das queimadas foi particularmente visível no interior de São Paulo, além de ter tomado o céu de cidades como Brasília, Goiânia e Belo Horizonte, que amanheceram encobertas. Essas capitais, juntamente com várias outras regiões do país, estão há mais de 100 dias sem chuvas.
“Estamos travando uma verdadeira guerra contra o fogo e contra a criminalidade”, declarou Marina Silva.
Sala de Situação
A ministra também destacou que, há mais de dois meses, foi criada uma Sala de Situação para o monitoramento contínuo da estiagem e dos incêndios no Brasil. Atualmente, 31 inquéritos da Polícia Federal estão em andamento para investigar incêndios na Amazônia e no Pantanal, com os dois inquéritos mais recentes focando nos incêndios em São Paulo.
A operação da Sala de Situação envolve a participação de diversos órgãos governamentais, incluindo o Ibama, ICMBio, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Defesa, Marinha e os Corpos de Bombeiros dos estados.