O Governo Federal anunciou na quarta-feira (7) o lançamento do projeto-piloto do novo sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, denominado “Defesa Civil Alerta”. A tecnologia inovadora utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas com aviso sonoro e vibratório que se destacam sobre qualquer outro conteúdo na tela do usuário, mesmo em celulares no modo silencioso. Com isso, todas as pessoas em áreas de risco, incluindo visitantes estrangeiros, receberão as mensagens sem necessidade de cadastro prévio.
Desenvolvido pelos ministérios das Comunicações e da Integração e do Desenvolvimento Regional, em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e quatro grandes operadoras de telefonia, o sistema será testado a partir de 10 de agosto em 11 municípios brasileiros: Roca Sales (RS), Muçum (RS), Blumenau (SC), Gaspar (SC), Morretes (PR), União da Vitória (PR), São Sebastião (SP), Cachoeiro do Itapemirim (ES), Indianópolis (MG), Petrópolis (RJ) e Angra dos Reis (RJ). Após o período de testes, o sistema será gradualmente expandido para todo o país.
O “Defesa Civil Alerta” complementará as ferramentas de alerta de emergência existentes, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts. Utilizando o Sistema de Transmissão Via Telefonia Celular, também conhecido como alerta de emergência sem fio, o sistema enviará mensagens de texto para celulares em localidades com risco de desastres naturais, como alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos de terra e vendavais, bem como emergências causadas pelo homem.
Não será necessário realizar nenhum cadastro para receber os alertas. O conteúdo das mensagens será gerado em tempo real pelas Defesas Civis dos municípios e estados e será exibido sobre o conteúdo atual da tela do celular. Dependendo da gravidade do alerta, um sinal sonoro semelhante a uma sirene será emitido. Para receber os alertas, o celular deve estar conectado à rede móvel 4G ou 5G.