24 novembro 2024

Campanha “SOS Fauna Silvestre” é lançada para ajudar animais resgatados de queimadas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Além das pessoas, os animais são grandes vítimas das queimadas. Com isso em mente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), lançou a campanha “SOS Fauna Silvestre”. A iniciativa visa apoiar o cuidado dos animais selvagens resgatados no estado, que sofreram com os incêndios.

A campanha busca arrecadar doações de itens essenciais, como lençóis, mamadeiras e bichinhos de pelúcia, para auxiliar na recuperação dos animais. Esses materiais são usados para proporcionar conforto e suporte durante o tratamento dos animais feridos.

Segundo Marinele Brazil, chefe do Departamento de Biodiversidade da Sema, muitos animais resgatados, como jiboias, quatis, tamanduás-mirins e preguiças, sofreram ferimentos ao tentar escapar do fogo. “Apesar de poderem correr, rastejar ou voar, muitos não conseguem escapar, resultando em ferimentos graves ou até mortes. Quando resgatados, são levados ao Cetas”, explicou.

A campanha também destaca que animais não feridos, mas encontrados próximos a áreas de incêndio, são tratados no Cetas, já que muitas vezes foram afetados indiretamente ao fugir do seu habitat.

A população pode contribuir com doações nos pontos de coleta em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia. Em caso de animais feridos ou perdidos, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193 para realizar o resgate.

Veja Mais