25 novembro 2024

Deolane Bezerra é liberada com tornozeleira eletrônica após prisão; mãe continua detida

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A advogada e influenciadora digital Deolane Bezerra foi liberada da Colônia Penal Feminina do Recife, no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade, por volta das 15h desta segunda-feira (9). Ela recebeu a autorização para deixar a unidade penal após a instalação de uma tornozeleira eletrônica.

Ao sair do presídio, Deolane foi cercada por uma multidão de populares e jornalistas. Quando seus fãs começaram a gritar seu nome, a influenciadora pediu que dessem passagem para ela. Embora impedida de comentar sobre o processo devido a uma medida cautelar da Justiça, Deolane afirmou que se sente vítima de uma “injustiça” e descreveu sua prisão como uma “ação criminosa, repleta de abuso de autoridade por parte do delegado”.

Deolane é mãe de três filhos: uma menina de 8 anos e dois jovens de 20 e 18 anos. Ela foi detida na semana passada durante uma operação que investiga um possível esquema de lavagem de dinheiro relacionado a jogos de azar.

A concessão da liberdade de Deolane foi possível graças ao uso de monitoração eletrônica, conforme previsto no artigo 318A do Código Penal e em um habeas corpus coletivo do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2018, que permite a substituição da prisão preventiva por domiciliar para gestantes, lactantes e mães de crianças de até 12 anos ou de pessoas com deficiência.

A decisão de libertar Deolane foi tomada pela 4ª Câmara Criminal na manhã desta segunda-feira (9), após uma indefinição sobre a competência para julgar o habeas corpus. Sua mãe, Solange Bezerra, continuará detida, pois o pedido de liberdade dela foi negado.

Veja Mais