O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (16), em Brasília, o lançamento do Cartão MEI, uma nova medida voltada para apoiar microempreendedores individuais (MEIs). O cartão, que funcionará como débito e crédito, será oferecido pelo Banco do Brasil e incluirá recursos como plataformas de capacitação e um QR Code que direciona ao Portal do Empreendedor.
O evento de lançamento contou com a presença do ministro do Empreendedorismo, Márcio França; da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e de representantes do Banco do Brasil. O Cartão MEI visa promover a formalização dos pequenos negócios, facilitar operações comerciais e contribuir para a sustentabilidade desses empreendimentos. Outros bancos poderão aderir à iniciativa no futuro.
Márcio França destacou a importância dos pequenos empreendedores, que muitas vezes veem seus negócios como uma extensão de suas famílias. Ele enfatizou que, durante a pandemia, ficou evidente que os grandes negócios possuem condições muito mais favoráveis de sobrevivência.
“O cartão traz o sentimento de pertencimento aos micro e pequenos empreendedores e mostra que o governo se importa com eles. O presidente Lula tem priorizado os pequenos negócios neste terceiro mandato, resultando na criação de um ministério dedicado a esse segmento”, afirmou França.
O Cartão MEI se junta a outras iniciativas, como o Programa Acredita, que já renegociou R$ 3 bilhões em dívidas para 65 mil empresas, e o Procred 360, que disponibilizou R$ 260 milhões a 8 mil empresas.
França ressaltou que os MEIs, MEs (microempresas) e EPPs (empresas de pequeno porte) representam 27% do PIB nacional, totalizam 99% dos CNPJs do Brasil e geram 60% dos empregos criados no país. A ministra Cida Gonçalves, por sua vez, agradeceu ao Banco do Brasil pela parceria em ações que promovem o empoderamento das mulheres, contribuindo para a redução da violência de gênero.