Um incêndio de grandes proporções devastou aproximadamente 500 hectares da fazenda da família de Andrea Pelatti, secretária adjunta de Administração da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). A fazenda está localizada entre o Ramal do Mutum e Concórdia, no município de Bujari, a cerca de 25 km de Rio Branco. A área atingida equivale a cerca de 700 campos de futebol. O fogo começou na última sexta-feira (13) e foi controlado no domingo (15), mas até esta terça-feira (17), ainda havia focos de reignição sendo apagados pelos funcionários da fazenda.
Em entrevista ao g1, Andrea explicou que sua família trabalha com pecuária há mais de 30 anos na propriedade, que foi desenvolvida por seu pai. “Estamos muito tristes, foram 30 anos de trabalho. O prejuízo é estimado em mais de R$ 1 milhão, considerando a perda do pasto, da genética dos animais que seriam inseminados, cercas e arames”, disse.
A secretária afirmou que a origem do incêndio ainda é desconhecida, mas acredita-se que tenha começado em outra propriedade. Além da fazenda de sua família, quatro propriedades vizinhas também foram atingidas. “Perdemos o roçado de quatro famílias que moram na nossa fazenda. Bananas, macaxeiras e tudo o que tinham foi queimado. Cerca de 80% da área de pastagem foi destruída pelo fogo”, explicou.
Ela também mencionou que, embora os animais da fazenda tenham sido retirados a tempo, muitos animais silvestres foram encontrados mortos. “Vi capivaras, jabutis e macacos carbonizados. Foi uma cena muito triste”, lamentou.
A suspeita de que o incêndio tenha sido causado por uma bituca de cigarro ou até por uma brincadeira imprudente foi mencionada por Andrea em um vídeo divulgado nas redes sociais, embora ela não aponte culpados. A secretária enfatizou que sua família não compactua com queimadas e que a fazenda, adquirida com área já desmatada, é mantida sem práticas de desmatamento ou queimadas. O fogo foi controlado pelos próprios funcionários e moradores locais, com os bombeiros chegando posteriormente para realizar uma vistoria.