27 setembro 2024

Izaute Vaz segue como candidato em Manoel Urbano e poderá ser votado nas eleições, apesar de impasse judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img


A eleição em Manoel Urbano se transformou em um verdadeiro imbróglio jurídico, envolvendo a candidatura de Izaute Vaz, do União Brasil. A candidatura foi indeferida pela Justiça Eleitoral devido a uma disputa interna no partido sobre a validade da convenção que escolheu Izaute como candidato.

Publicidade

O caso gira em torno de Rubenildo do Nascimento, presidente da sigla no município, indicado pelo suplente de deputado federal Fábio Rueda. No entanto, Rubenildo foi destituído do cargo pelo presidente estadual do União Brasil, o senador Alan Rick, que nomeou Marcilo Silvestre Levi para comandar o diretório em Manoel Urbano.

A Justiça Eleitoral entendeu que a convenção realizada por Rubenildo não foi válida e, por isso, indeferiu a candidatura de Izaute. A defesa de Rubenildo entrou com um pedido liminar para manter o comando do diretório nas suas mãos, mas o pedido foi negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em decisão do ministro Nunes Marques.

Embora a candidatura tenha sido indeferida, o mérito da questão ainda não foi julgado, ou seja, ainda não houve uma decisão definitiva sobre quem tem razão no processo. No momento, o processo aguarda julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), e, em caso de nova derrota, a defesa de Izaute Vaz ainda poderá recorrer ao TSE.

Mesmo com a indefinição, o nome de Izaute Vaz permanecerá na urna eletrônica e ele poderá ser votado nas eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro. Caso ele seja eleito, a disputa judicial deve continuar, e o resultado final será decidido nos tribunais eleitorais.

Os eleitores de Manoel Urbano, portanto, votarão sem a certeza de que, em caso de vitória, Izaute poderá assumir o mandato, dependendo do desfecho da batalha judicial.

Veja Mais