8 outubro 2024

Operações Perseu e Sufrágio: MPAC e forças de segurança combatem crime organizado e irregularidades eleitorais em Feijó

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), em colaboração com a Polícia Militar e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), lançou de maneira simultânea as Operações Perseu e Sufrágio em Feijó.

As operações visam combater o crime organizado local e assegurar o livre exercício do direito de voto nas eleições. A Operação Perseu foca no cumprimento de 21 mandados judiciais emitidos pelo Juízo Estadual de Garantias, que incluem 16 mandados de prisão e cinco de busca e apreensão. Esses mandados são direcionados a membros de uma organização criminosa de âmbito nacional com atuação na região. O nome da operação, “Perseu”, remete ao herói da mitologia grega que derrotou a Medusa, simbolizando a desarticulação da liderança da organização criminosa.

Por sua vez, a Operação Sufrágio foi iniciada com base em informações indicando que integrantes da mesma organização criminosa estavam obstruindo o andamento normal do pleito eleitoral.

No âmbito do MPAC, as operações contaram com a participação de promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Centro de Apoio Operacional Eleitoral, da Promotoria de Justiça Criminal de Feijó e da Promotoria Eleitoral da 7ª Zona, além de servidores e policiais do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), que auxilia o MP acreano.

Mais de 50 agentes das polícias federal, militar e civil estão envolvidos nas operações.

Veja Mais