14 novembro 2024

Iapen investe em capacitação para detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiomard

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Profissionalizar-se, mudar de vida, conseguir um emprego digno. Esses são planos dos detentos da Unidade Penitenciária de Senador Guiormard, que são alunos do curso de mecânico de manutenção e refrigeração de ar condicionado, fruto de uma parceria entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec). A formação tem uma carga de 160 horas e os 16 alunos que estão acompanhando as aulas já vão sair certificados.

Os detentos veem no curso uma forma para mudar de vida. G.B.N. é um deles. Faltam quatro anos para concluir a pena, e já pensa nas oportunidades que pode encontrar ao sair: “Eu estou tendo a oportunidade de estar trabalhando, já ajudando aqui na escola, com o professor do Ieptec, aprendendo mais. O dia que sair, tenho a oportunidade de trabalho”.

Professor do curso, Ricardo Nascimento. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Ricardo Nascimento é professor de climatização e refrigeração há 35 anos e é a primeira vez que trabalha no sistema prisional. Ele acredita que o curso vai preparar os detentos para se inserirem no mercado de trabalho quando saírem: “Eu acho isso importante, porque estamos dando a eles uma oportunidade de estarem inseridos no mercado de trabalho e eles vão ter uma profissão para o resto da vida”, ressaltou.

Maycon Mendonça, chefe de Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomard. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O chefe de Divisão de Estabelecimentos Penais de Senador Guiomar, Maycon Mendonça, reitera que essa oportunidade só traz benefícios, tanto para os detentos, quanto para a unidade: “Vai melhorar aqui para nós, com a ocupação do tempo deles, aumenta a autoestima do preso e traz como benefício essa qualificação profissional. Para a nossa unidade, representa uma boa qualidade para o preso dentro das celas, e nos ajuda também na manutenção dos ares-condicionados da unidade, diminuindo nossos custos”.

Por Secom

Veja Mais