9 outubro 2024

Mais de 2 mil agentes garantem segurança no 1º turno das eleições 2024 no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No próximo domingo (6), durante o primeiro turno das Eleições 2024 no Acre, mais de 1.325 agentes estaduais serão responsáveis pela segurança em todo o estado. A ação será reforçada pelo Exército Brasileiro, que disponibilizará 750 militares, além de 60 viaturas, para atuar em 19 municípios. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) divulgou o planejamento estratégico nesta terça-feira (1º) para garantir a tranquilidade no processo eleitoral.

Com mais de 612 mil eleitores aptos a votar, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Acre verá um aumento de 9,1% no número de eleitores em comparação com 2020. O segundo turno está previsto para o dia 27 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil eleitores.

Além da Sejusp e do Exército, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Federal (PF-AC) estarão nas ruas no domingo. O secretário da Sejusp, José Américo Gaia, garantiu que o efetivo escalado não comprometerá o policiamento diário.

O efetivo para o dia da eleição será composto por:

  • Policiais militares: 1.088
  • Bombeiros: 169
  • Servidores do Iapen: 20
  • Detran: 24
  • Delegados da Polícia Civil: 4
  • Sejusp: 20
  • Viaturas: 140

As ações serão coordenadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com equipes de todas as instituições envolvidas no processo. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Junior Alberto Ribeiro, destacou a importância do trabalho conjunto para garantir eleições tranquilas e transparentes.

Transporte e Lei Seca

O TRE-AC, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, fornecerá transporte gratuito para mesários e eleitores na capital e em outros municípios, com circulação de ônibus a partir das 3h da manhã. A gratuidade será válida até as 15h30. Além disso, a Lei Seca estará em vigor a partir de 5 de outubro, com restrições para a venda de bebidas alcoólicas em várias zonas eleitorais, exceto na 2ª Zona, que ainda definirá as regras até o dia 4 de outubro.

Veja Mais