23 novembro 2024

Polícia Federal combate rede criminosa de desmatamento e queimadas na Amazônia

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (23/10) a Operação Dracarys, com o objetivo de desmantelar uma rede criminosa envolvida em desmatamentos e queimadas ilegais no sul do estado do Amazonas, especialmente nos municípios de Boca do Acre e Pauini.

As investigações revelaram a destruição de 1.672 hectares de floresta nativa em Gleba Pública Federal e queimadas que atingiram 2.368 hectares. Os danos ambientais, avaliados pelo setor técnico-pericial da PF, somam aproximadamente R$ 138 milhões. Além disso, as queimadas intensificaram as emissões de fumaça, prejudicando a qualidade do ar em vastas áreas da Amazônia, principalmente entre setembro e outubro de 2024, com sérios impactos na saúde das comunidades locais e agravamento da crise ambiental.

A área devastada fica em uma região de difícil acesso, nos limites dos municípios de Boca do Acre e Pauini, escolhida estrategicamente para dificultar a fiscalização. Esse isolamento permitiu a continuidade dos crimes ambientais em larga escala, facilitando a exploração predatória e a impunidade.

A operação cumpre 10 mandados judiciais, expedidos pela 7ª Vara Federal do Amazonas, incluindo ordens de prisão, busca e apreensão, nos municípios de Campinas/SP, Boca do Acre/AM e Pauini/AM. Também foram sequestrados bens dos investigados, com bloqueio de contas e patrimônio, totalizando R$ 138 milhões, para garantir a reparação dos danos ao meio ambiente.

O líder do esquema criminoso, apontado como principal financiador e articulador das atividades ilegais, reside em um condomínio de luxo em Campinas/SP. Ele, juntamente com outros envolvidos, está sendo investigado por crimes como desmatamento, provocação de incêndios, impedimento da regeneração da vegetação, falsidade ideológica e associação criminosa.

A Operação Dracarys faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimadas e é considerada um marco no combate a crimes ambientais na Amazônia Legal. A ação reforça o compromisso da Polícia Federal em preservar o patrimônio natural do Brasil e garantir que os responsáveis pela destruição da Amazônia sejam punidos.

O nome da operação, “Dracarys”, faz referência ao termo “dragão de fogo” da obra literária A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin.

Veja Mais