Na manhã desta segunda-feira (7), Rio Branco acordou com suas ruas e calçadas repletas de santinhos e outros materiais impressos deixados após as eleições de domingo (6). As equipes da zeladoria municipal já recolheram cerca de duas toneladas de lixo até o meio-dia.
A prática de espalhar santinhos e materiais de campanha pelas ruas, tanto na véspera quanto no dia da votação, é considerada crime eleitoral e pode resultar em punições para os candidatos envolvidos. A informação foi confirmada pela secretária de Cuidados com a Cidade, Valcilena Oliveira.
Segundo a gestora, o trabalho de limpeza continuará nos locais que foram seções eleitorais ao longo desta segunda e terça-feira (8). “Até o momento, já removemos 7 caçambas, o que equivale a 2 toneladas. Estamos com 10 equipes distribuídas nos pontos de maior fluxo de votação”, resumiu Valcilena.
Os santinhos, que trazem informações sobre os candidatos e suas propostas, parecem ter sido espalhados de forma estratégica por toda a cidade, desde as áreas centrais até os bairros mais afastados. Essa situação gerou descontentamento entre os moradores, que esperavam uma cidade limpa após as eleições.