20 novembro 2024

Brasil realiza primeira celebração nacional do Dia da Consciência Negra

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, o Brasil comemora pela primeira vez, em âmbito nacional, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Todos os 26 estados, os 5.570 municípios e o Distrito Federal aderem à celebração, que foi instituída pela Lei 14.759/2023, sancionada no ano passado.

O feriado é resultado de uma iniciativa conjunta entre o governo brasileiro, o parlamento e movimentos sociais, destacando a importância da cultura e da história afro-brasileira na formação da identidade do país. “Celebrar a Consciência Negra é lembrar quem somos, de onde viemos e o que significa sermos um país de maioria negra, respeitando e promovendo a diversidade e a valorização de todos os brasileiros e brasileiras”, destacou Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

Antes da promulgação da Lei, a data já era feriado em seis estados e cerca de 1.200 municípios. Agora, a celebração nacional busca estimular uma reflexão coletiva sobre a identidade e os valores que moldam o Brasil. “É um chamado para que toda a população reflita sobre quem somos como nação”, reforçou a ministra.

Brasil unido por igualdade racial

Para marcar a data, o Ministério da Igualdade Racial, em parceria com os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura, lançou um hotsite e o Mapa da Igualdade Racial, que reúne mais de 500 eventos e ações programadas em todo o país.

Essas iniciativas buscam fortalecer a memória, o legado da consciência negra e o combate ao racismo, promovendo debates e atividades culturais em diversas regiões do Brasil. A ampla adesão reforça a importância de construir uma sociedade mais justa, plural e inclusiva.

Veja Mais