O ex-governador do Acre e presidente estadual do MDB, Flaviano Melo, passou por um cateterismo na última segunda-feira (11) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ser internado para tratar problemas cardíacos. Melo apresentou os sintomas na quarta-feira (6) e foi inicialmente levado à UTI do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC).
Segundo Chagas Romão, presidente do MDB em Rio Branco, Melo se recupera bem após o procedimento. “Ele está melhor, graças a Deus. Ontem o filho dele nos atualizou sobre sua condição, e ele está em constante melhora. A pneumonia e os problemas cardíacos já foram controlados”, informou Romão.
Nesta terça-feira (12), o MDB divulgou que a sedação foi retirada no período da tarde, mas devido ao uso de medicações de longa duração, Melo ainda não despertou completamente, embora tenha apresentado alguns movimentos. O ex-governador segue em uso de diuréticos para ajudar na eliminação de líquidos acumulados nos pulmões.
Romão destacou que ainda não há previsão de alta para Melo, que permanece em observação na capital paulista.
Sobre o Cateterismo
O cateterismo é um procedimento utilizado para diagnosticar e tratar problemas cardíacos, onde um tubo fino é inserido na artéria do braço ou da perna e guiado até o coração. Este exame é essencial para identificar bloqueios ou acúmulos de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas artérias coronárias, permitindo, quando necessário, a remoção dessas obstruções.
Além de avaliar a saúde das artérias e válvulas cardíacas, o cateterismo pode detectar lesões cardíacas, malformações congênitas e outras condições que afetam o fluxo sanguíneo. A recuperação é rápida, e na maioria dos casos, o paciente recebe alta após algumas horas, desde que não ocorram complicações.