Com o fim do verão amazônico, a crise hídrica que afetou o Acre em 2024, especialmente em Rio Branco, começa a dar sinais de alívio. Nesta quarta-feira, 20, o nível do Rio Acre registrou uma subida significativa, alcançando a marca de 5,70 metros na capital, quase dois metros a mais em comparação com as medições das últimas 24 horas, segundo dados da Defesa Civil.
O aumento expressivo é atribuído às fortes chuvas que atingem toda a bacia hidrográfica que abastece o manancial em Rio Branco. De acordo com Cláudio Falcão, da Defesa Civil, essa elevação é considerada muito forte. “É possível que nas próximas 24 horas o nível suba ainda mais, já que em Capixaba houve um aumento de 1,41 metros nas últimas 24 horas. Contudo, se as condições da bacia se mantiverem estáveis, é provável que em até 48 horas o nível em Rio Branco comece a recuar”, explicou Falcão.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a permanecer atenta, especialmente em áreas mais vulneráveis a alagamentos.