Os departamentos estaduais de trânsito (Detrans) de todo o Brasil emitiram um alerta sobre um novo golpe que utiliza mensagens de texto para enganar usuários. Os golpistas enviam SMS alegando que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do destinatário está em processo de suspensão ou cassação.
As mensagens fraudulentas contêm links que levam a sites falsos, que simulam plataformas oficiais, como o gov.br. Esses sites exibem supostas infrações cometidas pelo condutor e solicitam informações pessoais, além de apresentar opções de “regularização” por meio de formulários ou boletos falsos.
Como identificar o golpe
O Detran esclarece que não realiza notificações por SMS, e-mail ou ligação telefônica. Qualquer comunicação oficial relacionada a processos administrativos, como suspensão ou cassação da CNH, é feita exclusivamente por correspondências enviadas pelos Correios ou publicações no Diário Oficial do Estado.
- Não clique em links suspeitos: Desconfie de mensagens que solicitam informações pessoais ou direcionam para sites não oficiais.
- Consulte canais oficiais: Para verificar informações sobre a CNH ou multas, acesse o site oficial do Detran do seu estado, o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito ou procure atendimento presencial em uma unidade do órgão.
O alerta busca conscientizar os cidadãos para evitar que sejam vítimas de fraudes que comprometam seus dados pessoais e financeiros.