20 novembro 2024

Homem é condenado a 21 anos por matar jovem com oito tiros em comércio no Acre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Jailton Ferreira de Castro Filho foi condenado a mais de 21 anos de prisão pelo homicídio qualificado de Rafael Bruno Pereira Sobreira, de 24 anos, ocorrido em janeiro de 2023, dentro de um comércio em Epitaciolândia, interior do Acre.

A decisão foi proferida pela Vara Única da Comarca de Epitaciolândia, e, embora ainda seja passível de recurso, Jailton foi condenado por homicídio qualificado por motivo torpe e pelo uso de recurso que dificultou a defesa da vítima. O júri considerou que apenas Jailton foi o autor do crime, absolvendo seu comparsa, Fábio Júnior Oliveira Bezerra. Jailton não poderá recorrer em liberdade.

O Crime

O assassinato ocorreu no dia 18 de janeiro de 2023, por volta das 8h, e foi registrado pelas câmeras de segurança do comércio. Nas imagens, é possível ver Rafael chegando ao local e sendo abordado por um criminoso, que já iniciou os disparos. A funcionária do estabelecimento percebeu a aproximação do suspeito e fugiu para os fundos, mas Rafael não teve tempo de escapar. Mesmo já no chão, a vítima foi atingida por vários tiros antes do autor fugir em uma motocicleta.

Investigações e Prisão

Jailton inicialmente negou envolvimento no crime e foi liberado após ser ouvido dois dias após o homicídio. Contudo, as investigações continuaram e, em fevereiro, a polícia localizou Jailton em sua casa, onde ele foi preso após tentar fugir. Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9mm com 13 munições. Durante o interrogatório, Jailton confessou a autoria do crime e afirmou que o assassinato foi motivado pela rivalidade entre facções criminosas, sendo esse o motivo torpe que o levou a matar Rafael. Além disso, Jailton revelou que Fábio foi o responsável por dar fuga após o crime.

O caso destaca a violência crescente entre facções criminosas no Acre e a importância das investigações que levaram à prisão dos envolvidos.

Veja Mais