A Polícia Federal, em colaboração com o ICMbio, Ibama e Força Nacional, deflagrou a Operação Guarda-chuva VI nesta terça-feira (26/11) para combater o garimpo ilegal de ouro na Unidade de Conservação Federal APA do Igarapé Gelado, localizada no município de Parauapebas, sudeste do Pará.
Durante a ação, os agentes destruíram 18 motores estacionários, duas escavadeiras hidráulicas, quatro motocicletas e desmontaram mais de 10 acampamentos na floresta, em uma área próxima à Vila Sansão. Ao perceberem a presença das autoridades, os trabalhadores do garimpo fugiram, mas os danos causados pela atividade ilegal são consideráveis.
A extração ilegal de ouro ocorria na região da Floresta Nacional de Carajás, afetando gravemente o meio ambiente. Os responsáveis pelo crime poderão ser processados por usurpação de matéria-prima da União e extração ilegal de recursos minerais. O garimpo tem prejudicado a bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas, com o uso de mercúrio e a destruição da floresta, comprometendo a biodiversidade da região.