26 novembro 2024

Polícia Militar de Cruzeiro do Sul apreende meia tonelada de cipó jagube usado na produção de Ayahuasca

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na quinta-feira (31), a Polícia Militar de Cruzeiro do Sul apreendeu meia tonelada do cipó jagube, um dos componentes utilizados na produção da Ayahuasca, durante uma operação no Porto do Rio Croa, localizado na BR-364. Um homem foi preso enquanto descarregava o material.

O cipó foi retirado do Ramal do Aníbal e estava sendo transportado para o Rio Croa, onde a bebida indígena seria preparada. Segundo informações da PM, a Ayahuasca teria como destino a venda em várias regiões do Brasil e até na Europa.

O homem detido não possuía a licença ambiental necessária para a extração do cipó, o que motivou sua prisão. Todo o material apreendido foi levado à delegacia da Polícia Civil.

O capitão Daniel Teixeira, comandante da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, explicou: “Recebemos uma denúncia pelo Copom de que indivíduos estavam extraindo cipós no Ramal do Aníbal. A equipe de policiamento ambiental foi ao local e, ao patrulharem nas proximidades do Rio Croa, encontraram o veículo e as pessoas carregando sacas em uma embarcação. Durante a abordagem, o indivíduo confirmou a extração e, ao solicitarmos a licença ambiental, ele não a tinha. Assim, procedemos com a prisão e apreensão do material, que foi entregue à Polícia Civil, além de notificar o Imac para as medidas administrativas cabíveis à legislação ambiental.”

O capitão alertou sobre a importância de obter as licenças necessárias: “Temos orientado a população que, ao realizar qualquer extração vegetal, procurem os órgãos competentes para registrar e obter a licença apropriada.”

O proprietário do cipó, cuja identidade não foi divulgada, foi liberado da delegacia, e não há informações sobre o pagamento de fiança.

Veja Mais