13 de julho de 2026

Técnicos de enfermagem da Fundhacre denunciam falta de pagamento de retroativo do piso salarial

Técnicos de enfermagem da Fundhacre denunciam falta de pagamento de retroativo do piso salarial

O portal YacoNews recebeu uma denúncia de uma comissão formada por técnicos de enfermagem da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), que alegam não ter recebido o pagamento retroativo do piso salarial da categoria, ao contrário dos profissionais de outros setores da saúde. Segundo os técnicos, enquanto os enfermeiros, técnicos e auxiliares da Prefeitura, do Estado e do SESACRE (Secretaria de Saúde do Acre) já receberam seus retroativos, a Fundacre ainda não efetuou o pagamento aos seus profissionais.

- Publicidade -

De acordo com a comissão, profissionais de outros setores já receberam o retroativo correspondente a 20, 19, 18 e até 7 meses, variando de acordo com o tempo de serviço de cada um. “A Prefeitura já pagou, o SESACRE pagou, todos receberam, menos nós da Fundhacre. Falam que estamos numa ‘pesquisa’, mas não explicam o que é isso”, relatou um dos membros da comissão.

A situação se agrava com a falta de informações e respostas concretas. A comissão afirmou que buscou auxílio junto ao assessor Calisto, ligado ao governador, que prometeu dar uma resposta, mas até agora o grupo segue sem retorno. Ainda segundo a denúncia, a Fundacre teria recebido o recurso necessário para o pagamento dos retroativos dos auxiliares e técnicos, mas, por falta de um superintendente na instituição, o repasse não teria sido realizado.

Outra preocupação dos técnicos de enfermagem é o desconto no pagamento do piso salarial atual. De acordo com a denúncia, o valor do piso deveria ser integral, mas estão recebendo apenas cerca de R$ 300 devido a descontos, o que não deveria ocorrer.

Buscando Respostas e Transparência

Além das tentativas de diálogo com a Fundhacre e seus representantes, os técnicos da comissão afirmaram ter procurado o setor de pessoal da fundação, mas informaram que não conseguiram obter uma lista completa dos profissionais que ainda não receberam o retroativo. “Conversamos com a responsável da folha, mas ela disse que não poderia nos dar uma relação dos técnicos e auxiliares que estão sem receber”, declarou um dos profissionais.

Em entrevista recente, o deputado estadual Daílto declarou que o retroativo dos técnicos da Fundacre seria pago, mas até o momento nada foi feito.

Sem alternativa, os profissionais agora recorrem à mídia para que suas reivindicações sejam ouvidas. “Queremos que a população saiba o que está acontecendo e que possamos obter mais apoio para essa causa”, concluiu a comissão.

Retroativo do Piso Salarial da Enfermagem: Impasse Prolongado

Enquanto a análise e revisão de documentos se arrasta por quase dois anos, a comissão aponta que até profissionais do Exército que atuam na área de enfermagem já receberam o retroativo do piso salarial.