ACRE

Governo do Acre busca recursos em Brasília para obras e fortalecimento da segurança alimentar

Em busca de recursos federais para o estado, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, esteve em Brasília nesta terça-feira (17) solicitando a liberação de fundos para a execução de obras importantes e para programas voltados à segurança alimentar da população.

Durante a visita, Mailza destacou as reformas do Teatro Plácido de Castro (Teatrão) e da Biblioteca da Floresta, em Rio Branco. Em 2021, enquanto senadora, ela garantiu R$ 8,6 milhões em recursos extraorçamentários da União para esses projetos. Atualmente, as obras estão em andamento, com a reforma da Biblioteca da Floresta 37,8% concluída e o Teatrão com 24,3% de execução. Mailza solicitou agilidade na liberação dos recursos para que ambos os espaços possam ser entregues à população acreana no próximo ano.

O secretário especial adjunto de Assuntos Federativos, Margonari Vieira, afirmou que o pedido será tratado com prioridade pelo governo federal. O secretário estadual de Obras Públicas, Ítalo Lopes, também reforçou a expectativa de concluir as obras em 2025.

A vice-governadora também procurou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em busca de iniciativas para fortalecer a segurança alimentar no Acre. Ela solicitou a criação de hortas comunitárias e cozinhas solidárias para os municípios de Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Feijó, Manoel Urbano e Tarauacá. Além disso, tratou da perfuração de cisternas em comunidades indígenas e do desbloqueio de recursos para a área de assistência social, oriundos de emendas parlamentares feitas durante seu mandato no Senado.

A reunião contou com a presença do deputado federal Zezinho Barbary e do secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Ribeiro, e foi acompanhada pela Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac). O secretário Fábio Rueda enfatizou o compromisso do governo acreano em defender os interesses do estado e melhorar a qualidade de vida da população.