12 dezembro 2024

MPAC realiza visita ao Serviço de Transplante da Fundhacre para acompanhar avanços no atendimento renal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, realizou uma visita ao Serviço de Transplante da Fundação Hospitalar do Estado do Acre (Fundhacre), nesta quinta-feira, 8, com o objetivo de verificar o atendimento realizado para garantir o transplante renal de pacientes renais crônicos.

O encontro contou com a participação do promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior, da presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, da enfermeira Valéria Monteiro, bem como da coordenadora da Central de Transplantes do Acre, Celiane Alves. Na oportunidade, foi rememorado que, ao longo do ano, o MPAC realizou diversas audiências extrajudiciais, visando acompanhar e fomentar ações estratégicas para garantir o êxito no processo de avaliação e retomada da habilitação da unidade pelo Ministério da Saúde.

“A complexidade dessa atuação envolveu a necessidade de retomada da habilitação da unidade, em conjunto com a contratação de profissionais especializados no transplante de rim, razão pela qual os encontros demandaram a participação de gestores públicos em diversas áreas e de representantes da Procuradoria do Estado”, explicou Ocimar Júnior.

Após a expedição pelo Ministério da Saúde da Portaria nº 1.782, de 27 de maio de 2024, a unidade hospitalar realizou, no final de novembro, os primeiros transplantes renais, o que não ocorria desde a pandemia de covid-19. Com isso, o Estado passa a ser uma referência nacional, garantindo três modalidades de transplantes (rim, fígado e córnea) para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estima-se que 30% dos pacientes renais crônicos podem estar aptos para os transplantes, dependendo não apenas da avaliação médica e dos exames, mas, sobretudo, da sensibilidade da população e de familiares para garantir, efetivamente, uma nova vida para essas pessoas”, ressaltou o promotor de Justiça.

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, e a enfermeira Valéria Monteiro destacaram o papel fundamental do Ministério Público e agradeceram à instituição por acompanhar todas as etapas até a retomada dos transplantes.

Agência de Notícias do MPAC
Fotos: Agência de Notícias do Acre

 

 

Veja Mais