A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) intensificou o acompanhamento dos casos de Covid-19 no estado, após um aumento superior a 400% em Rio Branco em apenas uma semana. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde, Pedro Pascoal, em entrevista ao ContilNet nesta quarta-feira (18).
De acordo com o secretário, todos os casos registrados até o momento são leves, e não há necessidade de internação. “Está sendo feito um monitoramento constante. Felizmente, os casos são leves. A sala de situação, originalmente montada para o combate à dengue, está sendo utilizada também para planejar ações de enfrentamento à Covid-19”, afirmou.
A sala de monitoramento foi instalada no dia 9 de dezembro e, desde então, tem sido uma ferramenta importante para coordenar estratégias. Segundo Pascoal, o trabalho preventivo e a vacinação em massa têm sido fundamentais para evitar quadros graves da doença.
“Nenhum caso agravou, e as UTIs seguem sem pacientes graves. Isso é reflexo direto da vacinação”, destacou o secretário.
Pedro Pascoal também lembrou que a imunização contra a Covid-19 está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado e reforçou a importância de manter os cuidados.
“Não temos outra forma de vencer esse vírus e evitar o agravamento dos casos. A vacina continua sendo a melhor solução, juntamente com as medidas de prevenção que todos já conhecemos”, concluiu.