Com o objetivo de engajar lideranças comunitárias, políticas e religiosas na construção de uma rede de apoio ao Serviço de Acolhimento Familiar (SAF), o Ministério Público do Estado do Acre realiza, nesta quinta-feira (5), um workshop dedicado ao fortalecimento da responsabilidade social e à proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade que necessitam de um lar temporário.
O evento será realizado a partir das 9h, no auditório do Ministério Público, localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 472, no Centro de Rio Branco.
A iniciativa busca sensibilizar lideranças e influenciadores da comunidade sobre a relevância do acolhimento familiar, promovendo a formação de famílias acolhedoras e desmistificando preconceitos. A proposta é conscientizar a sociedade de que o acolhimento familiar é uma forma digna e temporária de cuidado para crianças e adolescentes, oferecendo-lhes suporte e segurança enquanto suas situações são regularizadas.
De acordo com o promotor Iverson Bueno, o workshop é um passo significativo para a promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Ele ressalta que o Serviço de Acolhimento Familiar ainda é pouco conhecido em Rio Branco, o que resulta em uma baixa adesão de interessados em se cadastrar como famílias acolhedoras.
“Essa atuação conjunta entre o Ministério Público, a Prefeitura Municipal e outros órgãos visa sensibilizar a comunidade, romper preconceitos e desmistificar o acolhimento familiar. Isso contribuirá para reduzir o número de crianças e adolescentes em unidades de acolhimento institucional. Além disso, as famílias acolhedoras recebem um auxílio financeiro para desempenhar esse serviço, que é regulamentado por lei municipal”, explica o promotor.
A expectativa é que o evento amplie o entendimento da sociedade sobre o acolhimento familiar e encoraje novas famílias a se engajarem nesse importante serviço de cuidado e proteção.