Nesta quinta-feira, 2 de janeiro de 2025, o Acre e outras regiões do Brasil e países vizinhos viverão um dia quente e abafado, com presença de sol, nuvens e chuvas pontuais. O cenário se repete em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru. Em algumas localidades, as chuvas podem ser fortes e acompanhadas de temporais. No Amazonas, o calor abafado e as chuvas intensas podem ocorrer a qualquer hora.
No Acre, as condições climáticas variam conforme as regiões do estado:
Na porção leste e sul, que inclui as microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será quente e abafado, com chuvas pontuais. Existe uma média probabilidade de chuvas fortes. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 60% durante a tarde, e entre 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, vindos principalmente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, que abrangem as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, também haverá tempo quente e abafado, com chuvas pontuais e baixa probabilidade de temporais. Os níveis de umidade e padrões de vento seguem semelhantes aos observados no leste e sul.
As temperaturas para o dia variam entre:
- Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: Mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 31ºC a 33ºC.
- Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil e Santa Rosa do Purus: Mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 32ºC a 34ºC.
- Plácido de Castro e Acrelândia: Mínimas de 23ºC a 25ºC, máximas de 31ºC a 33ºC.
- Sena Madureira e Manuel Urbano: Mínimas de 22ºC a 24ºC, máximas de 31ºC a 33ºC.
- Tarauacá e Feijó: Mínimas de 23ºC a 25ºC, máximas de 32ºC a 34ºC.
- Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: Mínimas de 23ºC a 25ºC, máximas de 30ºC a 32ºC.
- Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: Mínimas de 23ºC a 25ºC, máximas de 30ºC a 32ºC.