8 janeiro 2025

Agente de saúde de Sena Madureira supera desafios para aprender um novo idioma pelo CEL EaD

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Laide Rodrigues é aluna do Centro de Estudo de Línguas. Foto: Acervo pessoal

Aprender um novo idioma pode ser desafiador, mas também é o sonho de muitas pessoas. Para Laide Rodrigues, agente de saúde de 46 anos, esse sonho começou a se tornar realidade graças ao Centro de Estudo de Línguas (CEL) do Acre, que oferece cursos de idiomas a distância.

Moradora do Seringal Novo Destino, em Sena Madureira, Laide sempre teve vontade de aprender espanhol. “Eu sempre quis aprender uma nova língua, principalmente o espanhol. Mesmo com dificuldade para estudar e terminar o ensino médio no interior, eu tentava ler livros em espanhol, mas estudei pouco. Terminei meu ensino médio pela EJA [Educação de Jovens e Adultos], e a possibilidade de estudar outro idioma era quase impossível”, relembra.

A oportunidade surgiu quando Laide soube, pelas redes sociais, que o CEL havia iniciado aulas online. Ela prontamente entrou em contato com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e se matriculou no curso de espanhol, incentivando também a filha a ingressar no curso de inglês.

No início, as dificuldades eram grandes. Sem acesso à internet em casa, Laide precisou se deslocar longas distâncias para acompanhar as aulas. “A dificuldade era imensa. Andava quase uma hora para chegar à internet, atravessava rio, e, mesmo assim, a conexão era ruim. Mas, quando a gente acredita, tudo é possível. Mesmo morando no Novo Destino, posso sonhar em estudar um curso de qualidade e já vejo resultados”, conta.

Educação acessível para todos
O CEL EaD é uma iniciativa da Secretaria de Educação do Acre, que busca ampliar o acesso ao ensino de idiomas nas regiões mais remotas do estado. Idealizado pelo secretário de Educação, Aberson Carvalho, o projeto é um exemplo de como a tecnologia pode transformar vidas.

“O CEL EaD reflete o compromisso da gestão Gladson Cameli em investir em ações que promovem a inclusão e a educação de qualidade. Mesmo nas comunidades mais distantes, estamos preparando os cidadãos para um mercado de trabalho globalizado, onde uma segunda língua é essencial”, destaca o secretário.

Atualmente, o CEL EaD oferece cursos de inglês e espanhol em sete municípios do Acre, incluindo Sena Madureira. As primeiras turmas receberam 245 alunos em cada idioma, com matrículas abertas prioritariamente para estudantes do ensino médio e vagas remanescentes destinadas à comunidade.

Expansão e impacto social
De acordo com Ghislaine Brito, da Divisão de Ensino de Línguas da SEE, a iniciativa será ampliada no próximo semestre, passando a atender alunos a partir do 8º ano do ensino fundamental. Ao todo, 280 vagas serão ofertadas, sendo 175 para inglês e 105 para espanhol.

As aulas são realizadas de forma híbrida, com encontros online ao vivo duas vezes por semana e atividades assíncronas na plataforma. Para Laide, essa experiência é motivo de gratidão. “Tudo é possível quando a gente crê. Estudar era um sonho difícil no passado, e hoje, vendo jovens perdendo essas oportunidades, fico triste. Como agente de saúde, busco conscientizar as pessoas sobre a importância de estudar, porque ainda é o melhor caminho, em qualquer lugar que você esteja.”

Graças ao CEL EaD, histórias como a de Laide Rodrigues mostram como a educação pode transformar vidas e alcançar até os pontos mais distantes do estado do Acre.

Via Secom

Veja Mais