7 janeiro 2025

Fernanda Torres faz história ao vencer Globo de Ouro de melhor atriz em drama

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A atriz brasileira Fernanda Torres conquistou, no último domingo (5), o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme Dramático por sua atuação em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Essa é a primeira vez que uma brasileira vence na categoria, marcando um momento histórico para o cinema nacional.

Reconhecimento e Emoção

Durante a cerimônia realizada em Los Angeles, Torres improvisou um discurso emocionante, agradecendo ao diretor Walter Salles (“Que história, Walter!”), ao marido Andrucha Waddington, e à sua mãe, Fernanda Montenegro, que também foi indicada ao Globo de Ouro há 25 anos, por Central do Brasil. “Dedico este prêmio à minha mãe, que abriu tantas portas para o cinema brasileiro”, disse Torres.

Ainda Estou Aqui narra a história de Eunice Paiva, interpretada por Torres, uma mulher em busca de respostas sobre o desaparecimento e morte do marido durante a ditadura militar no Brasil. “Este filme nos ajuda a refletir sobre como sobreviver em tempos difíceis”, afirmou a atriz em seu discurso.

Fernanda recebeu o prêmio das mãos de Viola Davis e competiu com grandes nomes como Angelina Jolie (Maria Callas), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado), Kate Winslet (Lee) e Pamela Anderson (The Last Showgirl). “Já me sentia vitoriosa pela indicação ao lado de tantas mulheres que admiro profundamente”, declarou.

Além do Globo de Ouro, Ainda Estou Aqui já coleciona prêmios internacionais. O filme venceu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, onde foi ovacionado por 10 minutos, e o Prêmio do Público no Festival Internacional de Cinema de Vancouver. Fernanda Torres também foi reconhecida no Critics Choice Awards por sua atuação.

Caminho para o Oscar

O longa ainda pode ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, enquanto Fernanda Torres tem chances de disputar como Melhor Atriz. O roteiro, adaptado do livro de Marcelo Rubens Paiva, também é cotado para a categoria de Melhor Roteiro Adaptado.

Mesmo competindo em alto nível internacional, Ainda Estou Aqui reforça o potencial do cinema brasileiro de impactar audiências ao redor do mundo.

Veja Mais