22 janeiro 2025

Governo do Acre fortalece segurança pública com compra de 10 toneladas de munição em única entrega

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), recebeu dez toneladas de munição nesta terça-feira, 21. A aquisição, realizada por meio do Consórcio Amazônia Legal (CAL), visa fortalecer a atuação das forças de segurança e reduzir os índices de violência do Acre.

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, a compra inclui munições letais e de treinamento, abrangendo diferentes calibres operacionais. A negociação com o CAL possibilitou um desconto superior a 50%, permitindo a aquisição de um grande volume a um preço mais acessível.

Segundo o secretário de Segurança em exercício, Evandro Bezerra, a medida representa um esforço para garantir que as forças de segurança estejam mais bem preparadas para enfrentar os desafios da região.

“A compra tem como um dos principais objetivos aprimorar a qualificação dos profissionais de segurança pública. As munições de treinamento serão utilizadas para o desenvolvimento técnico das equipes, essencial para a eficiência nas abordagens e intervenções. Além disso, a aquisição também visa assegurar melhor adequação dos equipamentos às diversas situações que possam ocorrer”, destacou.

Para o secretário de Segurança em exercício, Evandro Bezerra, medida representa esforço para garantir que forças de segurança estejam mais bem preparadas para enfrentar desafios da região. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Padronização das operações

Outro ponto importante é a padronização das operações policiais. A medida permite que os estados da Amazônia Legal utilizem armas compatíveis, facilitando a cooperação das forças de segurança, que se unem para melhorar a gestão da segurança pública e enfrentar desafios comuns, especialmente nas ações conjuntas em áreas de fronteira.

A aquisição das munições também representa uma melhoria na formação técnica e no fornecimento adequado de materiais, reforçando o compromisso com a segurança da população, além de garantir que os profissionais de segurança possam atuar de forma mais eficaz na manutenção da ordem pública.

As munições adquiridas serão distribuídas para os diversos batalhões e unidades operacionais do estado, tanto para o uso em treinamentos quanto em operações cotidianas.

Veja Mais