7 janeiro 2025

Indicador de emprego cai em dezembro e sinaliza desaceleração do mercado de trabalho

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), que antecipa as tendências do mercado de trabalho brasileiro, registrou queda de 1,6 ponto em dezembro, atingindo 78,3 pontos, o nível mais baixo desde janeiro de 2024, conforme divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (6).

Esse retrocesso sinaliza uma desaceleração no mercado de trabalho, após dois meses de enfraquecimento no indicador. De acordo com Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, a piora no ambiente macroeconômico está gerando maior cautela por parte dos empresários, o que pode reduzir o ritmo de contratações.

Em dezembro, quatro dos sete componentes do índice apresentaram queda. As maiores contribuições negativas foram do indicador do Emprego Local Futuro do Consumidor, que caiu 1,2 ponto, e do indicador de Situação Atual dos Negócios da Indústria, que recuou 0,6 ponto.

Apesar da diminuição no IAEmp, o cenário ainda não aponta uma tendência desfavorável para 2025, mas a recuperação do mercado de trabalho pode ser mais lenta ao longo do ano. A situação também está sendo observada com cautela, considerando a expectativa de um aperto maior na taxa de juros pela Selic, o que pode influenciar a economia brasileira.

Veja Mais