O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, requisitou informações à Gerência do Serviço Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança neste sábado (11). A solicitação está relacionada a denúncias de falta de médicos na Unidade de Cuidado Intermediário (UCI) do Hospital da Criança.
As denúncias foram divulgadas pela imprensa, após uma visita técnica realizada pelo Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) na última quarta-feira (9), que constatou o problema.
“Os fatos descritos na notícia publicada são, em tese, tendentes a colocar em risco o atendimento e, sobretudo, a vida de pacientes que estão internados naquele setor”, afirmou o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior.
No documento enviado, o MPAC solicita que, caso a falta de médicos seja confirmada administrativamente, medidas urgentes sejam tomadas para solucionar a situação.
O Sindmed-AC também foi oficiado para apresentar o relatório detalhado da diligência realizada, a fim de colaborar com a investigação.
A atuação do MPAC reforça o compromisso com a garantia do direito à saúde e a segurança dos pacientes internados na unidade hospitalar.