Na manhã desta quinta-feira (16/01), a Polícia Federal, em parceria com o IBAMA, realizou uma operação de fiscalização em um garimpo ilegal na região de Tartarugalzinho, Amapá. A ação ocorreu após denúncia que apontava a prática irregular na área conhecida como Morro do Macaco, local com licença apenas para pesquisa mineral.
Ao chegarem ao local, as equipes identificaram trabalhadores em plena atividade. Contudo, os envolvidos fugiram ao perceber a presença das autoridades. Durante uma vistoria, foram encontrados cerca de 16 motores em funcionamento, evidenciando a prática de garimpo ilegal, em desacordo com licença concedida. Todos os equipamentos foram inutilizados pelos agentes.
Ainda como parte da operação, a fiscalização atingiu o centro da cidade, onde visitaram um estabelecimento suspeito de vender produtos que abastecem atividades de garimpo ilegais, incluindo mercúrio. No local, o proprietário foi abordado e flagrado com o produto, comumente usado nesse tipo de atividade. Ele foi preso em flagrante e prorrogado à Superintendência da Polícia Federal, onde permanece à disposição da Justiça.
A operação reforça o compromisso das autoridades no combate ao garimpo ilegal e na preservação do meio ambiente na região.