A Polícia Federal realizou, nesta quarta-feira (22/1), a Operação Mercado B, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na captação, transporte e comercialização de ouro bruto de origem ilegal na Amazônia Legal.
A ação contou com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão, nos estados do Pará, Roraima e Rondônia. Todas as ordens judiciais foram emitidas pela Justiça Federal do Pará.
As investigações apontaram que, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, o grupo criminoso transportou cerca de 34 quilos de ouro ilegalmente, movimentando aproximadamente R$ 18 milhões.
O ouro, cotado em bolsa de valores, era comercializado pela organização a preços inferiores ao mercado, devido à sua origem ilícita, criando um sistema paralelo de vendas conhecido como “mercado B.”
A operação busca desmantelar a estrutura criminosa que promove prejuízos ambientais e financeiros, além de combater a exploração e comercialização ilegal de recursos naturais na região.