Após iniciar o ano com uma redução no nível das águas, o Rio Acre voltou a subir significativamente. Em apenas 24 horas, o rio registrou um aumento de 2,8 metros, alcançando 7,72 metros na medição das 6h desta sexta-feira (10), de acordo com informações da Defesa Civil Municipal.
A capital acreana acumulou 3,6 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, elevando o volume registrado nos primeiros 10 dias de janeiro para quase 30% da média histórica do mês, que é de 299 milímetros.
Flutuações do nível do rio
Entre o dia 1º e a quinta-feira (9), o nível do Rio Acre havia apresentado uma redução de 2,85 metros, passando de 8,06 metros para 5,21 metros. Contudo, as chuvas recentes reverteram essa tendência de vazão, fazendo o nível subir novamente.
Até agora, o acumulado de chuvas no mês soma cerca de 88,5 milímetros, sendo o dia 1º de janeiro o mais chuvoso, com 34,2 milímetros registrados.
A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e os níveis do rio, alertando para possíveis mudanças nos próximos dias, que podem impactar a população ribeirinha e áreas urbanas próximas ao rio.