20 janeiro 2025

Trump assume segundo mandato como presidente dos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Donald Trump toma posse nesta segunda-feira (20) como presidente dos Estados Unidos pela segunda vez, substituindo Joe Biden, que o derrotou nas eleições de 2020. A cerimônia de posse está prevista para começar às 8h (horário de Brasília), com apresentações musicais por volta das 11h30.

Devido ao rigoroso inverno que atinge Washington D.C., o evento foi transferido para um local fechado. O discurso de posse será realizado na Rotunda do Capitólio, enquanto o tradicional desfile foi adaptado para ocorrer em uma arena esportiva.

Durante a campanha eleitoral, Trump sobreviveu a uma tentativa de assassinato em um comício na cidade de Butler, Pensilvânia, onde foi atingido de raspão por um disparo.

O discurso de posse deve indicar o tom das primeiras ações do novo mandato. Recentemente, Trump gerou controvérsias ao sugerir planos de incorporar territórios como Groenlândia e o Canal do Panamá aos Estados Unidos, além de transformar o Canadá em um estado americano.

Polêmicas no início do governo

Uma das primeiras decisões de Trump envolve possíveis operações de deportação em massa. Segundo Tom Homan, conselheiro de fronteiras do presidente, os planos estão sendo reavaliados após o vazamento de informações. Chicago é apontada como o provável primeiro alvo, com ações previstas para hoje envolvendo cerca de 200 agentes da Imigração e Alfândega dos EUA (ICE).

Além de Chicago, operações semelhantes podem ocorrer em Nova York e Miami, de acordo com informações divulgadas por veículos como Reuters e Wall Street Journal.

Dulce Ortiz, líder da Coalizão de Illinois para os Direitos dos Imigrantes e Refugiados, criticou as operações, que teriam como foco imigrantes no início de suas rotinas diárias, como a ida ao trabalho.

Ainda na sexta-feira (17), empresários do setor de criptomoedas celebraram a posse de Trump com um baile no Andrew W. Mellon Auditorium, em Washington D.C. O evento, com decoração imponente e apresentações do rapper Snoop Dogg, destacou a expectativa do setor por mudanças nas políticas relacionadas às criptomoedas, prometidas pelo novo governo.

Entre os participantes estavam representantes de empresas como Crypto.com, Kraken e Exodus, que comemoraram o alívio nas tensões entre o setor e as autoridades reguladoras em Washington.

Com informações das agências Reuters e Lusa.

Veja Mais